domingo, 3 de janeiro de 2016

Birra del Borgo Re Ale


Quem me conhece, sabe que não curto muito essa história de viajar. Além de ter um medo danado de pegar a estrada e de aviões (só na decolagem, é claro), a organização de um roteiro é tão cansativa e estressante que me faz querer desistir da ideia. É um pavor que me congela, que não me faz ter interesse.

O fato curioso é que incluir no roteiro visitas a cervejarias e/ou experimentar novas cervejas ajudou no meu interesse em viajar pelo Brasil e para o exterior. Foi assim que resolvemos viajar neste fim de ano pela Região dos Lagos: conhecendo novas praias e degustando novas cervejas. 

Ao todo, foram cinco cervejas inéditas: Birra del Borgo My Antonia, Noi Bionda Oro, Búzios Geribá, Polar Export, Antárctica Cristal e Birra del Borgo ReAle, a cerveja de hoje.

Birra del Borgo
A Birra del Borgo, “cerveja da aldeia” na tradução literal, é conhecida no mundo por contribuir para a criação da filosofia das cervejas italianas, que inclui ingredientes locais em produções clássicas. Isso resulta em cervejas inventivas e únicas. 
Em meados de 1999, Leonardo Di Vincenzo, até então estudante de bioquímica, decide começar a fabricar cerveja caseira por diversão. Entretanto, aos poucos, a diversão começou a ficar um tanto quanto séria e o que era apenas um passatempo, passa a ser um trabalho. Neste momento uma decisão precisar ser feita: dar continuidade aos estudos ou entrar de vez no mercado cervejeiro.
Desde sua sábia escolha, a Birra del Borgo já foi eleita a Melhor Cervejaria Italiana pelo RateBeer por três anos consecutivos – 2013, 2014 e 2015 – e também pela Italian Beer Awards. 

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor marrom avermelhada, levemente turva, com espuma de média formação e duração. Em conjunto com a garrafa, a apresentação é um espetáculo a parte. No aroma, fica bem evidente as notas de frutas cítricas, com o malte lembrando caramelo em segundo plano. Também dá pra perceber especiarias, mas não soube identificar quais eram. No sabor, as notas cítricas do lupulo (especialmente laranja e maracujá) se sobressaem mais que as notas de caramelo e torrefado do malte. O retrogosto é frutado e persistente, chamando pro próximo gole. Apesar dos 6,4% de teor alcoólico, mal dá pra perceber. Corpo médio. Carbonatação média.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Somente se você já estiver acostumado com cervejas amargas/lupuladas.
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Mais ou menos
É fácil de encontrar? Difícil, em bares especializados.
Observações: estava esperando 'x' nessa cerveja, mas acabei encontrando 'y'. Não levei muita fé nos desenhos de lúpulo que estão no rótulo. É uma cerva bem honesta, que vale o investimento, mas que exige um paladar 'calejado' para cervejas amargas/lupuladas.

INFORMAÇÕES
Birra del Borgo Re Ale
Estilo: American Pale Ale
Álcool: 6,4%
Cervejaria: Birra del Borgo
País: Itália
Comprada em: Caipirão do Milho - Rio das Ostras
Preço: Uns R$ 17,00

Curiosidade: 'Re Ale' vem de 'Rethinking Ale'


0 comentários: