domingo, 19 de maio de 2013

Tipos de copo para cervejas


Existe copo ideal para beber cerveja? Essa pergunta meus amigos sempre me fazem quando faço a minha análise sobre as cervejas que degusto.

'Nas internet' da vida, tem milhares de sites que já contam a história de cada copo e o tipo de cerveja que combina com cada um deles. Quando tenho alguma dúvida em que tipo de copo utilizar, sempre consulto o site da Brejas, que possui um bom banco de dados, com os principais dados de cada cerva.

Então, voltando a pergunta do dia: Existe copo ideal para beber cerveja?
Para entender um pouco melhor a resposta, vamos então colocar três situações distintas.

• Situação A: Você sai com seus amigos para um futebol (ou qualquer outro motivo para este encontro) e decidem botecar para colocar o papo em dia. Daí o garçom avisa que só tem Brahma, Skol, Antártica etc etc. No máximo, uma Heineken ou um chopp Brahma.

• Situação B: Você sai com seus amigos (pode ser os mesmos da história anterior) e quer mostrar pra eles uma cerveja nova de um bar que só vende 'cerveja diferente'

• Situação C: Você quer impressionar uma gata, dizendo que na sua casa tem uma 'cerveja que combina exatamente com o gosto dela'

Reparem que somente na primeira situação que o copo que você vai beber não interfere em nada. Pode ser no copo de barzinho, de requeijão, de plástico ou beber na própria lata. É cerveja, porra! E outra: ninguém vai pedir num boteco uma cerveja de 30 reais com 600ml de conteúdo, né? A galera se reúne é pra beber em quantidade, zoar os amigos, falar mal do time do outro e outros assuntos a mais...

Agora, se o seu objetivo é degustar o sabor da cerveja, aí são outros quinhentos e um copo ideal faz total diferença.

Só que aí surge outro problema: em bares que servem essas cervejas, eles já possuem os copos ideais.
E nós, simples consumidores, como ter um copo ideal?

Uma solução é procurar nos supermercados ou em lojas especializadas os kits que vem com a cerveja e o seu devido copo. Dá pra achar facilmente os kits das mais vendidas, como Paulaner, Erdinger, Chimay, Therezópolis e Hoegaarden.


Mas, e se você não achar um copo ideal?
Agora, padawan, é utilizar o poder da força, correr atrás ou usar a imaginação!

Por exemplo, existem alguns kits de copos que são vendidos em algumas lojas. Esse abaixo eu comprei na Casa & Video por 30 dilmas. Um achado e que vem com quatro tipos diferentes. O primeiro é o famoso caldereta, um dos mais genéricos, mais utilizados em algumas lagers escuras e IPAs. O segundo é uma tulipa (sim, a tulipa que conhecemos não é tulipa, é copo tipo pilsen), utilizado mais em strong ales belgas. O terceiro é um copo weizen, para cervejas de trigo. O quarto é batizado pela empresa do kit como Windsor. Só que, pelo aspecto físico, dá pra associar com um copo pilsen, utilizado em cervejas tipo lager.



Outra solução é tentar adaptar a cerveja a um copo parecido.
Se a cerveja pede um copo tipo cálice, tenta improvisar com uma taça de água ou de vinho. Aviso que não vai ficar a mesma coisa, mas é a melhor solução. Ou você vai deixar de beber uma cerveja porque não tem o copo adequado?

Então, caso você seja noob no assunto e queira saber um pouco mais, perca a vergonha, vá num bar desses de cervejas especiais, peça para a galera da casa te explicar sobre a cerveja que você está bebendo e falar a diferença do seu copo para o da mesa ao lado.

0 comentários: