domingo, 7 de setembro de 2014

Glossário da cerveja


Conversando com um amigo que sempre me ajuda com ideias aqui para o blog, ele me fez a seguinte sugestão: Chico, por que você não cria um glossário sobre cervejas com a sua maneira de falar?

Achei tão sensacional a ideia que foi um prazer fazer essa pequena lista para você, que também está iniciando no mundo das cervejas importadas/artesanais/gourmet (o nome não importa). São os termos mais 'usuais' e que eu mesmo tive muita dificuldade para entender alguns.

Se você estiver num bar e não entender o que a galera está conversando, não tenha vergonha de perguntar. A troca de informações será fantástica. Com o tempo, fica fácil de entender outros termos, desde quem resolve se especializar em degustação de cervejas até quem se aventura em produzir em casa.

Alias, se algum termo estiver errado ou se você sentir necessidade de estar presente nesta lista, não se acanhe e me avise que providencio a edição na hora!

ABV e ABW: abreviaturas, em inglês, de Alchool By Volume (APV – álcool por volume) e Alchool By Weight (APP – álcool por peso). São medidas de quantidade de álcool em uma bebida alcoólica, medido pelo percentual do volume (ou peso) do álcool em relação ao volume total analisado, sendo a ABV a mais utilizada mundialmente.

Adstringente: quando se diz que uma bebida é adstringente, quer dizer que ela 'amarra', que 'fica' no paladar, provocando uma sensação de secura na boca.

Aftertaste: também conhecido como sabor residual ou retrogosto. Trata-se do sabor que permanece no paladar após a ingestão da bebida.

Belgian Lace: também conhecida como "Brussels Lace". O termo refere-se à espuma que permanece aderida na lateral do copo de cerveja à medida que você vai bebendo.



Carbonatação: utilizando dois refrigerantes como exemplo, a Coca-Cola é mais gaseificada que a Pepsi. Se fossem cervejas, diríamos que a Coca é mais carbonatada. Trata-se de uma característica natural da cerveja, que lhe confere a efervescência, provocando a sensação de textura e aparência espumante. Esse efeito é produzido pela presença de dióxido de carbono (CO2), resultante do processo de fermentação ou de adição artificial.

Cereais não Maltados: para produzir uma cerveja mais durável e, sobretudo, mais barata, cereais não-maltados (como arroz, milho, sorgo etc) começaram a ser utilizados na produção da cerveja em todo o mundo. Entretanto, nem sempre utilizar cereais não matados significa que a cerveja perde qualidade. Existem boas cervejas que levam trigo, aveia e até arroz vermelho em suas receitas. Agora, o que confunde o consumidor é que grandes cervejarias usam o termo “cereal não maltado” sem especificar quais são esses cereais (podendo até ser transgênicos) e sua quantidade, camuflando assim os ingredientes utilizados. 

Colarinho: O chamado "colarinho" ou "gravata" nada mais é que a camada de espuma que fica no copo. Ela possui uma importância muito grande na bebida. Serve como barreira para reter gás por mais tempo, conservar o sabor e o aroma, além de manter a temperatura da bebida. Sem o colarinho, a cerveja perde o gás carbônico e oxida, deixando a bebida com um sabor nada agradável.


Complexo: imagine você bebendo uma cerveja com seus amigos e ninguém consegue identificar um sabor ou aroma marcante, que remete a algo que vocês já conheçam. Vocês só conseguem dizer que tal bebida tem um aroma 'que lembra frutas' ou que 'lembra flores'. Então, neste caso, esta é uma cerveja complexa.

Creme: também conhecido como espuma. 

Degustação: provar a bebida de tal maneira a ter uma percepção mais apurada dos sabores e aromas que ela proporciona.


Drinkability: é um termo derivado do inglês composto por duas palavras: drink (beber) e ability (habilidade). Só que este termo não significa habilidade de beber. Trata-se do quanto a cerveja é agradável no aroma, no sabor e na deglutição. Ou seja, quanto maior for sua satisfação em beber a cerveja, maior é a sua drinkability. Em outras palavras, uma cerveja que desce redondo tem alta drinkability.

Dry Hopping: sabe aquela cerveja que, no aroma, você espera uma cerveja mais amarga, mas acaba encontrando uma cerva abaixo do esperado? Então, ela sofreu um processo de dry hopping, que é um procedimento aonde se adiciona lúpulo já na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cerveja sem aumentar seu amargor.

Encorpada: se refere à sensação que temos na boca ao beber uma cerveja. Uma cerveja encorpada seria aquela que te dá a sensação de preenchimento maior, mais licorosa, aveludada, mais densa. Caso contrário, ela é uma cerveja sem corpo ou, popularmente dita, aguada.

IBU: Abreviatura de International Bitterness Units, unidade de medida do amargor. Quanto maior o IBU, mais a cerveja é amarga. Também podemos dizer que quanto maior for o IBU, mais lupulada é a cerveja, já que o principal responsável pelo amargor é o lúpulo.

Lei da Pureza: em alemão, Reinheitsgebot. É uma lei estabelecida no Século XVI pelos duques Wilhelm IV e Ludwing X para regular a produção de cerveja. A partir de então, só foi permitida a fabricação de cervejas que utilizassem malte de cevada, água e lúpulo (fermento e fermentação eram desconhecidos). Em 1906, a Lei foi modificada para acrescentar o fermento e admitir o trigo como adjunto. Foi revogada em 1987, depois de muita pressão internacional, mas continua sendo uma exigência do consumidor alemão e uma boa referência de qualidade em todo o mundo.

Cevada, lúpulo, levedura e água

Levedura: a levedura de bebidas alcoólicas é um fermento natural. São grupos de micro-organismos usados para realizar a fermentação a partir do açúcar, produzindo álcool e CO2.

Lúpulo: em inglês, hops. Em alemão, hopfen. É uma planta trepadeira (Humulus Lupulus – da família botânica Cannabaceae). São espécies diódicas, isto é, produzem flores masculinas e femininas em plantas separadas, sendo que somente as flores femininas são utilizadas na presença da cerveja. O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (grão maltado), a água e o levedo, na fabricação do chope e da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo. Aliás, vale ressaltar que o Humulus Lupulus e a Cannabis sativa (maconha) fazem parte da mesma família botânica.

Humulus Lupulus

Pellets de lúpulo ou lúpulo prensado

Off Flavor: qualquer aroma desagradável, indesejado ou não característico percebido na cerveja. Pode ser causado por problemas de oxidação, falta de higiene, ingredientes deteriorados ou transporte/armazenagem inadequados.

Oxidada: podemos dizer que uma cerveja está oxidada quando suas características foram alteradas pelo contato excessivo com o ar ou quando ela é guardada em temperaturas altas, sofrendo mais rápido o efeito de oxidação de seus compostos, pois na garrafa sempre há um pouco de oxigênio

Pasteurização: processo descoberto por Louis Pasteur e desenvolvido no século XIX para redução ou eliminação de micro-organismos patogênicos presentes em determinados alimentos. Consiste basicamente em submeter a substância a uma determinada temperatura durante certo tempo.

Turva: cerveja com limpidez alterada (grande quantidade de substâncias sólidas em suspensão). 

Tipos de cervejas: são infinitos tipos de cervejas que existem atualmente. Explicar cada uma seria praticamente uma missão quase que impossível. O gráfico abaixo explica a origem de cada uma, um exemplar do tipo e o copo ideal.



Fontes:

0 comentários: